quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Lua de Tabriz


















Uma Lua










Com a maré da manhã
surgiu no céu uma lua.
De lá desceu e fitou-me.

Como o falcão que arrebata o pássaro,
essa lua agarrou-me e cruzou o céu.
Quando olhei para mim, já não me vi:
Naquela lua meu corpo se tornara,
por graça, sutil como a alma.

Viajei então em estado de alma
e nada mais vi senão a lua,
até que o segredo do saber divino
me foi por inteiro revelado:
As nove esferas celestes
fundiram-se na lua
e o vaso do meu ser
dissolveu-se inteiro no mar.

Quando o mar quebrou-se em ondas,
a sabedoria divina lançou sua voz ao longe.

Assim tudo ocorreu,
assim tudo foi feito.

Logo o mar inundou-se de espumas,
e cada gota de espuma
tomou forma e corpo.

Ao receber o chamado do mar,
cada corpo de espuma se desfez
e tornou-se espírito no oceano.

Sem a majestade da amada
não se poderia contemplar a lua
nem tornar-se mar.

A Lua de Tabriz ~ do Livro Poemas Místicos, de Rumi.

e foi isso
1/2 beijo de espumas ao luar

Nenhum comentário: